O Programa "Sem limite", implementado em 12 de fevereiro de 2007, trata-se de um serviço de transporte especial para as pessoas com deficiência física com alto grau de comprometimento. O seu objetivo é realizar o transporte de pessoas com deficiência física, que residam em Contagem.
Atualmente, o "Sem Limite" conta com 324 usuários credenciados, 24 vans especializadas e 1.138 solicitação de atendimentos por mês.
Em 2022, o programa, financiado pela Prefeitura de Contagem, completa 15 anos de atendimento com foco na inclusão social, facilitando o deslocamento urbano de pessoas com deficiência física com alto grau de comprometimento, ou seja, pessoas impossibilitadas de utilizar os veículos adaptados do transporte público convencional.
O "Sem limite" é regulamentado pelo decreto municipal nº 1.292, de 19 de novembro de 2019, e conta com gestão intersetorial: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem- Transcon e secretarias de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Saúde, Educação e a Comissão Especial de Avaliação do Sem Limite-CAE.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, falou sobre a importância do programa na inclusão e na cidadania das pessoas com deficiência de Contagem.
"O Sem limite é um feliz encontro de política pública, participação popular e um governo que se preocupa com as pessoas. Ele surgiu há 15 anos a partir de uma demanda da comunidade, das pessoas com deficiência. Ele é gerido de forma intersetorial e ao longo dos 15 anos tem incluído pessoas, num processo social. Temos hoje cidadãos que só frequentam a escola, por fazer uso das vans do "Sem Limite". Ele tem um papel de transformar vidas e espero que tenha vida longa. Que nós, pessoas com deficiência, possamos fazer e demostrar para a sociedade que nosso limite é no corpo, não na vida", concluiu.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: